O QUE FAZER?
Atualizado: 15 de jan. de 2021
"Todos somos capazes de aprender qualquer coisa, basta descobrir o melhor caminho"
Durante todos os anos como educadora, tenho vivenciado muitos alunos com dificuldades em sala de aula e muitos professores sem saber o que fazer para auxiliá-los.
Confesso que já passei muitas vezes por este desafio, e foram estes mesmos desafios que me despertou a buscar soluções para ajudar meus alunos na retenção do conhecimento. Através de cursos e mais cursos, encontrei a PNL aplicada ao ensino.
PNL ou (Programação neurolinguística) assim chamado, me auxiliou a enxergar meus alunos cada um na sua individualidade, me fez despertar o olhar crítico e comecei a analisar da forma como cada um aprende e não da forma que eu "sabia" lecionar.
Todos nós possuímos canais de comunicação diferenciados, e é através de nossos canais que melhor retemos o aprendizado. Existem pessoas mais auditivas, outras mais visuais ou até mesmo cinestésicas. Cabe ao professor saber identificar a melhor forma que seu aluno aprende.
O professor necessita se atualizar constantemente. Buscar novas soluções para seus desafios diários e se tornar um diferencial em sua profissão.
O que não podemos aceitar é vivenciar as dificuldades de nossos alunos sem o devido olhar diferenciado para cada um deles.